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Arquitetos: Zaha Hadid Architects
- Ano: 2023
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Fotografias:Arch Exist, Liang Xue
Descrição enviada pela equipe de projeto. A primeira de uma série de pontes na West Line Road de Chengdu, a Ponte Chengdu West First, com 295 metros, atravessa o Rio Jiangxi, na província de Sichuan, China. Com um vão central de 185 metros e vãos secundários de 55 metros que alcançam as margens do rio, a Ponte Chengdu West First foi feita para veículos, ciclistas e pedestres sobre o sinuoso Rio Jiangxi, possibilitando que a West Line Road se torne a seção oeste da rodovia anelar e rota ciclística da Airport New Town.
Como os arcos fornecem uma estrutura mais eficiente para vãos entre 120 e 250 metros, esta ponte simétrica é composta por dois arcos principais de aço que se erguem desde cada extremidade da estrada. À medida que se elevam, os arcos são inclinados para se tocarem tangencialmente em sua parte superior, estabilizando a estrutura contra as forças laterais do vento.
A curvatura dinâmica dos pilares de sustentação e dos apoios da ponte se estreita em seus arcos principais e a extremidade da pista, definindo um marco escultural na infraestrutura de transporte de Chengdu.
Comissionados para construir a ponte após o concurso de projeto de 2019, Zaha Hadid Architects (ZHA) utilizaram software de análise estrutural no modelo digital. Examinando o peso próprio dos materiais, carga estática sobreposta e carga viva do tráfego, bem como considerações ambientais de vento e temperatura. Essa análise garantiu que a estrutura e as fundações fossem projetadas para superar os padrões exigidos para eventos climáticos que ocorrem uma vez a cada 200 anos.
Com uma proporção de altura para vão de aproximadamente 1:6, os arcos da ponte se elevam a 30 metros e são unidos em sua base por vigas-caixa longitudinais que percorrem a borda da estrada. Esses vínculos resistem ao impulso horizontal externo de cada arco e reduzem significativamente as cargas horizontais nas fundações da ponte.
Os estribos de concreto em cada extremidade da ponte incorporam conectores que ligam a base da estrada à superfície da West Line Road. Sem fundações posicionadas no Rio Jiangxi, pilares intermediários estão localizados abaixo dos pontos onde surgem os arcos em cada margem do rio.
As estacas escavadas e os estribos da ponte foram construídos utilizando técnicas convencionais de concreto armado in-situ. As seções de cada arco foram pré-fabricadas em dimensões ideais para transporte e montagem no local. As seções da viga-caixa nas bordas da estrada incluem as ancoragens dos cabos. Essas seções também foram pré-fabricadas e entregues em peças menores para serem unidas com soldagem no local.
As vigas transversais em placas pré-fabricadas foram montadas no local e conectadas às vigas da borda por emendas com placas parafusadas. A pista de concreto foi construída a partir de painéis pré-fabricados fixados às vigas transversais por meio de lançamentos de concreto in-situ.
Guindastes móveis levantaram todas as estruturas de aço e elementos de concreto pré-moldado dentro do curto prazo de montagem da ponte. A Ponte Chengdu West First, atravessando o Rio Jiangxi, estará aberta ao público após a conclusão da West Line Road.